SATURNO – O QUE SIMBOLIZA EM NOSSO MAPA E SEUS MOVIMENTOS RETRÓGRADO E DIRETO

SATURNO NO MAPA NATAL E MOVIMENTO DIRETO A PARTIR DE 18/09/19  
 

                                           
Em 18/09,  Saturno retoma seu movimento direto, pois esteve retrógrado desde 29/04, durante 05 meses, e agora ficará em movimento direto por 08 meses.

Saturno simboliza os limites e muitas vezes os impedimentos que aparecem na nossa vida. Nós não gostamos dessas frustrações, sempre reclamamos, mas assim como numa poda necessária de uma árvore que tira seus galhos podres, o que é algo absolutamente necessário para que ela se fortaleça e possa crescer, é esse mesmo tipo de interdição que simboliza Saturno no mapa astrológico, os limites.
 
Na Psicanálise, fazemos uma correlação com o Superego, o qual nos fala sobre todas as censuras dos pais e sociais, as quais introjetamos, mas que justamente por causa dessas mesmas censuras, é que resolvemos nosso Complexo de Édipo, nos separamos da simbiose com a mãe, formamos uma identidade separada e podemos crescer. O cuidado que precisamos ter é com o que se torna depois nossas próprias auto-censuras internas, aquilo que nós nunca achamos que esteja bom dentro de nós, o que nos recriminamos e o que por consequência nos deixa inseguros. Na compreensão junguiana, uma outra linha da psicologia criada por Jung, Saturno simboliza a nossa Sombra também: todos os nossos impulsos indesejáveis e que não queremos admitir como: raivas, ciúmes, etc…
 
Pois bem, Saturno esteve retrógrado nos últimos 05 meses, desde 29/04/19, e portanto, nós devemos checar onde ele se encontra no nosso Mapa Natal, em qual setor, pois provavelmente possamos ter sentido as coisas bastante emperradas e difíceis neste setor, nos causando muitas frustrações e nos causando impedimentos para seguir em frente com aqueles assuntos. Este período de 05 meses podemos comparar a essa poda da árvore…será que ela foi feita e bem feita?
 
Simbolicamente, podemos pensar em podas necessárias dentro de nós, podas psíquicas, cortes, o Superego agindo dentro de nós e nos trazendo reflexões sobre o que deve ser feito DENTRO de nós e não fora, para que eles assuntos fluam melhor. Essas podas significam introspecção, um olhar para dentro, uma auto-avaliação, algo relativo a onde eu poderia ter sido uma pessoa melhor, mais evoluída, com crescimento. Onde eu consigo olhar para os meus próprios defeitos e em primeiro lugar aceitá-los e começar a gerenciar de forma melhor essas energias. Isto é o que significa o movimento retrógrado de um planeta, é justamente isso: quando através de situações que possam não ter corrido como o esperado, que possamos olhar qual é a nossa parte para que aquilo possa funcionar melhor, ao invés de já projetar e culpar o outro. Esta foi a oportunidade que o céu nos deu, para essa reflexão interna, já diziam os chineses com o ideograma crise que tb significa oportunidade, como sabemos.
 

Agora ele retoma o movimento direto e então nós vamos ler em muitos posts de Astrologia o seguinte: “o que estava te bloqueado agora começa a fluir, etc…” mas será que ” o que estava bloqueando” ocorrem fora de nós, sem a nossa interferência? Será que podemos projetar nos astros a nossa responsabilidade do que podemos fazer com a nossa vida? De repente as coisas que estavam emperradas começarão a fluir sem que nós não tenhamos que fazer nada, como num passe de mágica? Ou será que caberia uma outra leitura sobre a Astrologia, muito mais interessante, porque esta nos dá responsabilidade sobre as nossas vidas, onde se possa pensar assim: “Saturno no meu mapa, que corresponde ao Cronos da mitologia grega, um deus que era temeroso de perder seu trono e engolia seus próprios filhos para que isso não acontecesse, por pura paranóia e insegurança…então, este deus no meu mapa não está assinalando que nesta área eu tenho a tendência a agir assim, de forma insegura e medrosa?”

O que possa ter ocorrido que tenha sido da minha responsabilidade e que me causa impedimentos, interdições e as consequentes frustrações nesta área? Durante todo esse período de retrogradação, provavelmente todos nós tivemos essa chance de fazer essa introspecção sobre as nossas falhas em alguma coisa, as nossas auto-críticas, os nossos Superegos atuando criticamente em algum setor do nosso Mapa. E o que fizemos com isso? Nós realizamos esse balanço interno?

Se fizemos essa auto-avaliação honesta e sincera, mas não dura em críticas, agora poderemos colher os frutos desse balanço. Digo auto-avaliação não dura pois isto significaria um Saturno desregulado em nosso Mapa e por consequência em nossa Psique, um Saturno que leva a culpabilizações e para o lado da vitimização, mas sim o que devemos fazer é uma auto-avaliação que traga fortalecimento e crescimento internos, uma visão aprofundada, um insight!
 
Então, como está a tua sincronicidade com o universo? Aproveite bem o que significa simbolicamente o movimento direto agora deste planeta e usufrua desta colheita no setor em que ele se encontra em teu Mapa Natal e assim você poderá aproveitar e surfar nessa onda desta área do teu mapa com mais fluência! Este movimento direto irá até maio de 2020!! Boa sorte!
 
Texto de Márcia Ferreira
marciaf@astrologiaceap.com.br
SATURNO – O QUE SIMBOLIZA EM NOSSO MAPA E SEUS MOVIMENTOS RETRÓGRADO E DIRETO
Tagged on: