MARTE DIRETO

 

MARTE EM MOVIMENTO DIRETO!
É TEMPO DE ACESSARMOS NOSSO GUERREIRO INTERIOR!

Quando devemos agir e partir para o confronto direto ou quando devemos ter a sabedoria de NÃO agir?

O planeta que simboliza essas energias e o princípio masculino na Astrologia é o planeta Marte, o qual retomará seu movimento direto dia 13/11, após 02 meses de retrogradação, e ficará estacionário no grau 15 de Áries até dia 24/11.

O que isso significa?

Que todos nós podemos acessar essas energias do Arquétipo do Herói em nosso inconsciente, termo designado por Jung, para nos ajudar a vencer os desafios da vida. Tal expressão pode se dar de diferentes maneiras:

Existe a coragem do herói, o confronto direto, a habilidade de se enfrentar um inimigo abertamente e também de se conseguir agir sob pressão, tudo isso tão bem retratado nas imagens dos heróis em várias mitologias: um jovem lutando contra um monstro ou por exemplo tendo que enfrentar o poder das trevas para ganhar a princesa, sua futura esposa, ou ainda os desafios na obtenção do tesouro para poder se tornar o futuro rei.

Mas existe também uma outra expressão deste guerreiro, um outro tipo de coragem, a que vem de se acessar a sabedoria de quando NÃO se deve agir ou NÃO falar, de quando temos que ter paciência e uma reflexão profunda antes de partirmos para o ato, o que requer muito mais complexidade e capacidade de contenção dos impulsos. Conseguir gerenciar os impulsos para que estes não funcionem de forma primitiva como uma simples descarga é uma das importantes tarefas do Ego e um caminho de amadurecimento psíquico.

Quando o planeta Marte se encontra neste movimento estacionário, como o que se inicia amanhã e vai até 24/11, é tempo de acessarmos esta sabedoria mais profunda pois nestes períodos ele funciona como um planeta lento, juntando forças e potência para ação posterior. Essa capacidade de reflexão pode ser uma força aliada e poderosa para o enfrentamento das adversidades, de forma a se obter resoluções mais definitivas e contundentes.

Não é tão simples e fácil este exercício. Estamos vindo de 02 meses de retrogradação deste planeta ( desde 10/09 ), onde coletivamente pode ter havido a sensação de não se conseguir realizar o que se queria, de as coisas estarem demoradas demais e truncadas, como uma energia represada e que por isso mesmo agora estaria buscando uma descarga, descarga essa que acaba saindo de forma atrapalhada e inadequada. Isso aparece muito claramente por exemplo, na impaciência com o distanciamento social, tão prolongado. Partimos para a ação!

Marte está sendo um dos últimos planetas a recobrar o movimento direto este ano, após termos tido vários meses com vários planetas retrógrados ao mesmo tempo!

Aproveitemos a retomada de seu movimento direto! Que possamos utilizar estas reflexões para nosso melhor gerenciamento interno, melhor gerenciamento das nossas relações e do que estiver ao nosso alcance como contribuição para a sociedade em termos coletivos! A correta e adequada colocação da assertividade e da agressividade pode ser uma força construtiva e não destrutiva, fundamental para o desenvolvimento da cultura. Só cabe a nós sabermos gerenciarmos estas forças da melhor maneira possível e este é nosso livre arbítrio!

MARTE DIRETO
Tagged on: