img height="1" width="1" style="display:none" src="[https://www.facebook.com/tr?id=2170169386632379&ev=PageView&noscript=1"](https://www.facebook.com/tr?id=2170169386632379&ev=PageView&noscript=1%22 "‌")/

PLUTÃO RETRÓGRADO E NOSSO PODER INTERNO

02/05 ATÉ 11/10
Começamos o mês com Plutão ficando estacionário e dentro de alguns dias iniciando sua retrogradação no grau 2 de Aquário e indo até o grau 29 de Capricórnio, nos relembrando mais uma vez desse histórico ingresso de Plutão em Aquário que começou em 2023, se intensificou agora em 2024 e que virá para ficar em definitivo por 20 anos neste signo, a partir de Nov/24, inaugurando praticamente uma Nova Era!
Essa mudança de movimento de um planeta tão lento e importante para a Astrologia como Plutão, trará uma tendência de uma forma geral mais introspectiva, e que nos levará a refletir sobre nosso poder interno e sobre o que tem nos distanciado dele, mas para essa reflexão, é necessário mergulhar nas profundezas!
A concepção de Jung sobre Astrologia era a de que nossos complexos inconscientes acabam por ser o nosso destino astral, inexorável, isso se não trabalhado. Jung se debruçou muito sobre esse tema do destino, inclusive explorou o conceito da deusa Heimarmene e das Moiras, as deusas da inevitabilidade e do destino, como Liz Greene nos mostra em seu livro.
Plutão no mapa refere-se a estes complexos inconscientes, o que não é aceito pela nossa mente consciente, a nossa Sombra, e que por isso mesmo torna-se nosso destino astral. Inconscientemente, do que você mais foge é o que mais retorna a você, mas uma vez que haja um trabalho para tornar consciente todo esse material, o que antes era um complexo pulsando latente e dominando a vida do indivíduo à sua revelia, pode passar a ser um empoderamento interno, onde quem comanda é o próprio EU e não essas forças à deriva.
Os sonhos e vários outros mecanismos de aprofundamento podem ajudar nessa investigação, trazendo esse material para a superfície, que é a melhor maneira de se trabalhar com tudo isso.
PLUTÃO RETRÓGRADO E NOSSO PODER INTERNO